A-beleza-das-mães-brasileiras-em-Bruxelas-1140-x-500

A beleza das mães brasileiras em Bruxelas e suas diversidades

A beleza das mães brasileiras em Bruxelas e suas diversidades 

O dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes no Brasil, celebrado no segundo domingo de maio, sendo o segundo feriado mais comercializado do país, depois do Natal. Essa data foi decretada e oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, na década de 1930, embora já seja comemorada desde 1918 por iniciativa da Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre. Em Portugal, é celebrado no primeiro domingo de maio. 

A origem de onde surgiu a comemoração do dia das mães, segundo alguns historiadores, está relacionada com as semelhanças de outras celebrações realizadas na Antiguidade clássica, isto é, na Grécia e Roma antigas, onde existiam festivais em homenagem à figura materna. Na Grécia, por exemplo, celebrava-se Reia, a mãe dos deuses. 

Em meados do século XX, nos Estados Unidos, Anna Jarvis criou o Mother’s Day Work Clubs, cujo intento era homenagear a sua mãe, Ann Jarvis, conhecida por realizar trabalho social com outras mães, sobretudo no período da Guerra Civil Americana. Nesse trabalho, Ann Jarvis dava assistência às famílias que necessitavam de ajuda, e orientavá-as para que tivessem boas condições sanitárias, de forma a evitar doenças.  

Mãe moderna X Mãe clássica 

Essa data simbólica criada para homenagear todas as mães nos dará de presente a oportunidade de entrevistar e conhecer um pouquinho de duas dessas lindas mulheres na Bélgica. 

Mãe moderna 

Lucia Araújo, 56 anos, divorciada, independente, natural da cidade de Goiânia-GO, residente em Bruxelas desde 2009, mãe de três filhos e avó de três netas. Lucia é aquela mãe que gosta de sair, dançar, tomar um drink, acompanhar os filhos em festivais, tem tatuagens, piercings e muita disposição. 

Revista Angela Piqui– Como é ser mãe e amiga dos seus filhos? 

Lucia Araújo – A melhor coisa do mundo é ter uma boa convivência com meus filhos, desde pequenos eu sempre fui amiga deles, claro que mantendo a hierarquia e o respeito acima de tudo. 

Quando eles eram crianças, eu os levava para todos os lados, festas, carnavais, passeios e hoje eles cresceram e trocamos os papéis, pois são eles que me levam para todos os lados, viagens, eventos, festivais, etc.  

Revista Angela Piqui – Como eles lidam com toda essa modernidade? 

Lucia Araújo – Eles cresceram desta forma, então é normal, jamais me criticam ou se incomodam comigo, pelo contrário, se sentem felizes por eu estar bem e fazem questão da minha companhia, o que me deixa bastante orgulhosa e realizada por ter criado meus filhos assim. 

Revista Angela Piqui – Nos conte alguma anedota ocorrida em algum desses festivais onde você os acompanhou:  

Lucia Araújo – Meu filho mais velho me levou no Tomorrowland, foi muito massa, nos divertimos pra caramba, lá no meio do festival, ele me subiu nas costas dele para eu poder assistir melhor o DJ. Foi top demais, inesquecível. 

Mãe clássica 

Andiara Montenegro Madureira, 54 anos, casada, policial reformada, natural de Brasília-DF, residente em Bruxelas desde 2020, mãe de três filhos e avó de quatro netinhos.  

Considera-se uma mãe dedicada, prática e temente a Deus. Quando seus filhos nasceram, já havia decidido que precisavam ter uma família espiritual. Batizaram-se na igreja evangélica quando ela estava grávida de seu primeiro filho.  

Revista Angela Piqui -Por que vocês se batizaram na igreja evangélica?  

Andiara Montenegro Madureira – Fomos convidados por um amigo a ir à igreja que ele frequentava e no decorrer do culto fomos impactados pelo amor de Deus. E algum tempo depois, decidimos nos batizar.  

Revista Angela Piqui -Seus filhos foram criados nos princípios bíblicos?  

Andiara Montenegro Madureira- Sim, eles foram. E hoje podemos ver a diferença que os ensinamentos fizeram e continuam a fazer em nossas vidas e de suas famílias. Não somos perfeitos, mas o Espírito Santo nos aperfeiçoa a cada dia em nossa caminhada (Pv 22:6), nos ajudando a ter atitudes e escolhas mais assertivas nesse processo. 

Revista Angela Piqui – Qual mensagem você deixaria para as mamães leitoras?  

Andiara Montenegro Madureira- Na semana passada, ouvi uma mensagem que me fez refletir. Ela falava sobre a importância que uma mãe cristã tem em sua família, pois através de ensinamentos, atitudes, maneira de ver e viver a fé cristã, fala de maneira especial ao coração do filho. 

Mãe é pilar seguro, colo de amor incondicional, sorriso e palavra que acalmam, que orientam. Para todas as mães que na terra representam o maravilhoso milagre da criação, que geram com o ventre e amam com o coração.  

Mãe pode ser adotiva, mãe que cria, mãe solteira, mãe de produção independente, mãe moderna, mãe à moda antiga, mãe de leite… Mãe é mãe e ponto. 

Curiosidades: 

Veja aqui quando o Dia das Mães é comemorado em outros países. 

2º domingo de fevereiro: Noruega 

1º domingo de maio: África do Sul, Cabo Verde, Espanha, Hungria, Lituânia, Moçambique, Portugal. 

2º domingo de maio: Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, Equador, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Países Baixos, Peru, Suíça, Taiwan, Turquia, Uruguai, Venezuela, Zâmbia 

10 de maio: México, Guatemala, Hong Kong, Malásia, Qatar, Singapura 

15 de maio: Paraguai 

4º domingo da Quaresma: Inglaterra 

26 de maio: Polônia 

Último domingo de maio: França, Haiti, República Dominicana, Suécia 

15 de agosto: Bélgica e Costa Rica (Dia de Atención de Maria) 

19 de agosto: Índia 

3º domingo de outubro: Argentina 

2 semanas antes do Natal: Iugoslávia 

8 de março: Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia 

1º dia da primavera: Líbano, Palestina, Egito, Jordânia, Síria, Iraque 

25 de março: Eslovênia 

7 de abril: Armênia 

27 de maio: Bolívia 

Por Tatiana do Amaral

AÇOUGUE COSTELA

Fácil acesso. 

à 5 minutos da Gare du Midi, em Saint-Gilles.

Espaço moderno de 130 m2.

Estacionamento privado com 8 lugares.

Compartilhe esta notícia

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!