Sucesso na Europa, Goretti Stravini celebra sua mais nova filial nos Estados Unidos
Jornalista e assessora jurídica internacional é especialista em imigração e recebe premiações por seu trabalho humanizado
Quem nasceu para brilhar, que estuda e trabalha duro diariamente, só pode, no mínimo, conquistar o mundo! E é isso o que vem acontecendo, há um ano, com Goretti Stravini, jornalista, que atua como assessora de comunicação jurídica internacional. Sucesso na Europa, Goretti vai inaugurar em Orlando, em maio, a mais nova filial do escritório G. Stravini Assessoria Jurídica International – especializado em Direito Imigratório e Negócios Internacionais. A ocasião vai contar com um belíssimo coquetel de lançamento!
Orientações pessoal e empresarial
Orientar pessoas e empresas em seus processos imigratórios é o principal objetivo do escritório em que a mineira e seu marido são sócios. Depois de diversos estudos, o G. Stravini identificou a oportunidade de atuar na Flórida, um estado americano que atrai cada vez mais brasileiros. A jornalista e assessora explica que essa é uma das regiões mais procuradas para investimentos estrangeiros, além de ter um mercado de trabalho bem valorizado e um mercado imobiliário que não para de crescer. “Orlando (cidade da Flórida) possui um dos maiores setores de aluguel imobiliário no mundo e investe, constantemente, em novas atrações que fomentam o turismo. Além disso, o clima tropical e o estilo de vida cativam cada vez mais imigrantes”, disse a empresária.
Goretti cursa pós-graduação em Direito Internacional e está acostumada a realizar os sonhos de muitos brasileiros. Ela conta que os Estados Unidos são um bom motivo para diversificar o capital através do dólar e, especificamente, no que diz respeito à Flórida, a atratividade se dá por causa da isenção de imposto federal. O que quer dizer que, em algumas cidades dessa região, o custo de vida é bastante acessível. “Seja para investir em aluguéis, seja para morar em definitivo, o estado é um dos mais receptivos aos estrangeiros e com possibilidade de crescimento para quem o escolhe. Daí nasceu a chance de estabelecer a nossa filial em Orlando, uma localidade espetacular”, vibrou a mineira.
Melhores salários e qualidade na educação
Um outro fator importante é que os EUA são um dos países que mais oferecem salários excelentes, e como brasileiro que se preza não foge de meter a mão na massa, muitos desejam viver em terras americanas devido às melhores oportunidades de emprego (e isso inclui salários altos, melhores condições de trabalho e maior estabilidade econômica). Aliás, o tema Educação também está entre uma das aspirações mais recorrentes da nação canarinho, isso porque é grande o número de pais que buscam escolas com ensino de qualidade para seus filhos. E, de acordo com a jornalista, seus clientes têm forte motivação para querer residir onde há acesso a tecnologias avançadas e cultura empresarial inovadora. Além disso, ela destaca um dado curioso: a maioria desses clientes é representada por homens casados, que possuem o imenso desejo de se estabilizar de forma legalizada, a fim de poder levar a família para junto deles.
Mas é claro que essa realização é possível para qualquer pessoa que almeje morar e/ou investir em um negócio nos Estados Unidos. E se você sempre pensou que para ter um Green Card era preciso ganhar na loteria, saiba que o seu sonho está muito mais perto de ser realizado do que você imagina! “Para se candidatar ao Green Card, é preciso cumprir determinados requisitos e ser patrocinado por um cidadão ou por um membro de família residente ou por uma entidade patronal ou por um programa especial”, afirmou a empresária, que revela, ainda, algumas das alternativas mais comuns para imigrar legalmente nos EUA:
• Green Card por meio de um emprego:
Quando uma empresa ou organização faz um contrato para que o empregado trabalhe nos Estados Unidos. Dica extra da Goretti: “Têm prioridade aqueles que possuem capacidades extraordinárias nas áreas da Ciência, Artes, Educação, de Negócios, Esportes e para aqueles que são investigadores excepcionais”.
• Green Card por meio da Lotaria de vistos:
Todos os anos são concedidos 50 mil vistos a candidatos que satisfazem os requisitos mínimos em matéria de educação ou de experiência profissional. O objetivo dessa loteria é dar oportunidade aos imigrantes de países com baixas taxas de imigração nos Estados Unidos.
• Green Card por meio de um membro da família:
• Ser pai/mãe ou irmão/irmã de um/a cidadão/cidadã americano/a com mais de 21 anos;
• Ser filho solteiro (com menos de 21 anos) de pai ou mãe que já possui cidadania americana;
• Ser filho/a ou cônjuge de um/a residente permanente
• Ser cônjuge de um/a cidadão/cidadã americano/a.
Observação: existe uma quota anual de vistos para cada uma dessas categorias e o tempo de espera pode variar de acordo com o país de origem, por exemplo.
• Green Card por meio do visto de estudante:
Os vistos F-1 e M-1 autorizam o estudante a permanecer nos EUA durante o seu curso e permitem que o estudante trabalhe até 20 horas por semana, no campus. Já o visto J-1 atende todos os intercambistas de programas culturais, educativos e profissionais.
• Green Card por meio do visto humanitário:
Destinado a vítimas de perseguição ou violência em seu país de origem. Nesse caso, são possíveis o asilo ou o estatuto de refugiados nos Estados Unidos. É preciso provar prejuízo devido à raça, religião, nacionalidade, opinião política, entre outros. Se o pedido for aprovado, a moradia permanente é concedida em até um ano.
Uma vez legalizado nos Estados Unidos, isto é, estando de posse de um visto ou do Green Card, é hora de adquirir a desejada cidadania americana. Há mais de 30 anos, o G. Stravini vem servindo a família brasileira (dentre outras nacionalidades) a conquistar tudo o que é necessário para viver com a documentação em dia nos EUA. Algumas das categorias de cidadania são: naturalização, casamento e serviços militares. Goretti explica cada uma delas, detalhadamente:
• Cidadania por naturalização: quando um imigrante nascido fora dos Estados Unidos se torna voluntariamente cidadão americano. Após cinco anos como residente permanente legal, ele pode escolher solicitar a cidadania ou não. Normalmente, a naturalização é o caminho mais comum para se tornar um cidadão do país, pois abrange pessoas de diversas origens;
• Cidadania por meio do casamento: é possível após três anos como residente permanente legal. Para se candidatar, a pessoa basta provar que ela e seu/sua cônjuge americano/a vivem em união conjugal e compartilham uma vida a dois;
• Cidadania por meio de serviços militares: quando a pessoa serve o Exército, a Marinha ou é um Fuzileiro Naval, ou faz parte da Força Aérea ou da Guarda Costeira dos Estados Unidos. Durante o tempo de paz, os estrangeiros que serviram com honra nos Estados Unidos, por pelo menos um ano, também podem solicitar a naturalização.
Alguns fatores são levados em consideração na hora de se tornar um cidadão americano. Para você fazer o seu checklist, verifique os requisitos necessários:
• Ter uma boa moral;
• Ter pelo menos 18 anos;
• Ter o conhecimento sobre a história dos Estados Unidos e a Estrutura do Governo;
• Ter estado fisicamente presente nos Estados Unidos por pelo menos dois anos e meio (ou por um ano e meio, se for casado/a com um/a cidadão/cidadã americano/a);
• Fazer um juramento de lealdade aos Estados Unidos;
• Saber falar, ler, escrever e entender o básico de inglês.
Confira agora as vantagens de se tornar um cidadão americano:
• Ter um passaporte dos Estados Unidos, que é um dos mais poderosos do mundo. Você tem permissão para viajar para mais de 180 países em uma viagem de curta duração, sem a necessidade de visto, além de poder buscar apoio da Embaixada ou Consulado dos Estados Unidos no local em que estiver visitando (caso precise de assistência);
• Patrocinar seus parentes mais próximos (pais, filhos e irmãos) para obter o Green Card;
• Ser elegível para receber do governo uma ajuda financeira, como adquirir uma bolsa universitária, entre outros programas de auxílio aos cidadãos americanos;
• Direito de voto;
• Concorrer a cargos públicos (exceto à Presidência).
E se você está pensando nas responsabilidades que terá como cidadão americano, separamos, abaixo, uma listinha com algumas delas. Temos certeza de que você pode cumprir cada item!
• Você deve respeitar os direitos, opiniões e crenças de todos;
• Você deve apoiar e defender a Constituição;
• Mesmo que você se mude para outro país, é preciso apresentar declarações de impostos vitalícias;
• Você deve servir nas Forças Armadas, se exigido por lei;
• Você pode ser chamado para servir em um júri.
O escritório G. Stravini orgulha-se da sua equipe dedicada e competente. Além disso, o atendimento é humanizado, ou seja, cada cliente é acompanhado de maneira individual. Tais fatores são determinantes para o seu sucesso. Graças a isso, a empresa é admirada não só por clientes brasileiros como também por clientes belgas, britânicos, portugueses e americanos.
E a temporada de premiações está aberta! O escritório recebe, neste ano de 2024, prêmios em cinco países: Bélgica, Portugal, Itália, Estados Unidos e Reino Unido. Em outubro do ano passado, o G. Stravini recebeu um prêmio internacional em Londres, o Top of Mind International, representando a Melhor Assessoria Jurídica Internacional em Imigração. Isso é que é prestígio!
Se você quer trilhar um caminho internacional e de forma totalmente segura, já sabe: procure essa mineira que vem conquistando o mundo!
Por Luiza Belotti / Foto: Yago Achilles