Uma obrigação ou uma simples recomendação?
Após 2019, a frequência da inspeção obrigatória de uma caldeira é idêntica para as três regiões da Bélgica: uma vez a cada dois anos (a menos que a potência da caldeira seja inferior a 100 kW, caso em que uma verificação a cada três anos é suficiente), e deve obrigatoriamente ser realizada por um profissional certificado. Na Flandres, esta obrigação é acompanhada pela limpeza de chaminés. Uma chaminé deve ser limpa duas vezes por ano.
Após estes serviços, o fornecedor deve entregar um certificado de manutenção assinado que você poderá apresentar em caso de inspeção, por exemplo, após um incêndio numa chaminé, para provar que não é responsável. O mais seguro é manter sistematicamente os dois últimos documentos.
Além disso, embora a manutenção semestral seja teoricamente suficiente para caldeiras a gás, recomenda-se uma manutenção adicional regular (todos os anos). Esta verificação anual também é obrigatória para caldeiras a óleo, bem como para caldeiras a lenha ou pellets.
Observe que você não tem nenhuma obrigação legal de manter seus aparelhos não conectados ao aquecimento central, como fogões e outros aquecedores de banho, ou seus aparelhos elétricos, como radiadores.
No entanto, é certo que uma inspeção regular é altamente recomendada, tanto para a longevidade do dispositivo quanto para sua segurança.
Auditoria
Às vezes, o controle periódico deve ser seguido por uma auditoria de aquecimento. Este diagnóstico permite avaliar o desempenho da sua casa em termos de energia, bem como eventuais perdas de desempenho. O momento em que esta auditoria deve ser realizada depende da região: em Bruxelas, é realizada durante o décimo quarto ou décimo quinto ano da caldeira. Na Flandres, é obrigatório a cada cinco anos. Finalmente, na Valônia, é feito no primeiro ou segundo ano, mas também após uma modificação da instalação.