Embora a resposta possa parecer óbvia, a razão pela qual se abre uma conta bancária é “para receber o salário, por exemplo”. Há muitas outras razões que podem pesar na balança quando se trata de escolher qual a melhor conta bancária escolher. Muitos de nós já tivemos dúvidas sobre qual a conta bancária é mais adequada às nossas necessidades.
Saber que existem diferentes opções pode dificultar a vida na hora de fazer uma escolha consciente e informada, especialmente quando se trata de analisar as vantagens e desvantagens de cada uma das possibilidades existentes. Por isso, é importante ter todas as informações necessárias para escolher a conta bancária que melhor se adapta a você, à sua família ou à sua empresa.
Para abordar o assunto de uma forma simples, trago aqui algumas formas de base para um tipo de conta. Note-se que, numa próxima edição, falarei sobre outros tipos de contas.
CONTA-CORRENTE
Existem duas formas de abrir uma conta : pode abri-la numa agência, dirigindo-se diretamente ao balcão do banco de sua escolha. Desde que tenha consigo os seus documentos pessoais.Também pode abrir uma conta online, seguindo as instruções do sítio web do banco escolhido. No entanto, terá de apresentar comprovantes da sua identidade.
SISTEMAS DE CONTA-CORRENTES
Em geral, os bancos oferecem certas opções de contas-correntes, pelas quais se paga uma taxa fixa e se tem direito a um número limitado de transações.Existem também contas-correntes pelas quais não se paga nada ou apenas uma pequena comissão anual, mas que, no entanto, exigem que se pague separadamente pela maior parte das transações efetuadas e pelo cartão bancário que você decidir utilizar.
Seja qual for o sistema escolhido, geralmente, não se sabe de antemão quanto lhe vai custar a despesa anual da conta bancária em questão. A não ser que seja gratuita. Mas deixo aqui um alerta, tenham cuidado com estes serviços gratuitos, pois podem ser ofertas enganosas. Alguns bancos afirmam que as suas contas são gratuitas, mas cobram taxas por determinados serviços. Por exemplo, taxas sob retiradas de dinheiros em caixas eletrônicos que não fazem parte da rede do seu banco, extratos de conta, etc.
Existem também contas-correntes reservadas, exclusivamente, a bancos online (internet banking), que são frequentemente gratuitas. No entanto, com este tipo de conta bancária, determinados serviços geralmente não estão disponíveis, por exemplo, não há caixa eletrônico ou não é possível obter extratos bancários em papel.
Note-se que existem também contas-correntes específicas destinadas a um determinado público-alvo, como os adolescentes, os jovens, os estudantes e os bons clientes. Para estes clientes, são geralmente oferecidas certas vantagens durante os primeiros meses, os primeiros anos de utilização ou enquanto o cliente em questão se encontra nesta situação. Por exemplo, despesas bancárias reduzidas ou cartões bancários gratuitos.
Não esquecer que um banco não é obrigado a aceitar todo mundo; é ele que decide se aceita ou não um cliente. No entanto, antes de tomar uma decisão, cabe a você pesquisar todos os bancos em que pode abrir uma conta e analisar todos os pormenores envolvidos na abertura da sua conta bancária. Por outras palavras, é o cliente que decide onde colocar o seu dinheiro. Se tiver dificuldades ou precisar de conselhos, é sempre melhor solicitar ajuda a um profissional. Até porque se trata da sua gestão financeira, que é muito importante para os seus projetos de vida.
Por Adenilson Pereira






