Como-se-dará-a-vacinação-de-pessoas-que-vivem-em-condições-precárias-em-Bruxelas-1140-x-500

Como se dará a vacinação de pessoas que vivem em condições precárias em Bruxelas?

A  vacinação contra a Covid-19 será fornecida pelo governo belga, logo, é gratuita. Qualquer pessoa em território belga será vacinada, ainda que se encontrem em situação irregular no país. 

Em Bruxelas, a partir de junho de 2021, as pessoas elegíveis para a vacinação são aquelas nascidas em 1980 ou antes, bem como os pacientes em risco acima de 18 anos de idade. Para marcar um agendamento em um centro de vacinação, você deve preencher o formulário on-line no site: https://bruvax.brussels.doctena.be/ ou ligar para: 02/214 19 19 19. 

Somente pessoas que possuem um número de Registro Nacional ou um número BIS podem fazer uma consulta em um centro de vacinação. 

Neste sentido, é bom saber que qualquer pessoa que tenha um cartão médico de um CPAS tem, necessariamente, um número BIS. As pessoas que não têm um número BIS podem pedir a seu clínico geral que crie um para elas. É importante ressaltar que o número BIS pode ser criado sem que seja necessário mencionar o endereço residencial, pois muitas pessoas que estão em situação irregular no país (os chamados indocumentados ou “sem papéis”) têm medo de revelar seus endereços. 

Para pessoas que não possuem um número de Registro Nacional ou um número BIS, a vacinação também será possível através da intervenção de equipes móveis dirigidas por organizações encarregadas para tanto. 

Como posso marcar minha vacinação? 

Assim que seu grupo alvo for atingido, você pode marcar um horário para vacinação de duas formas: 

1. Digitalmente: navegue no site: vaccincovid.bruxelas. Para se registrar, você só precisa de seu número de registro nacional ou seu número BIS (se você não tiver um número de registro nacional), um endereço de e-mail e um número de telefone celular. Também é possível utilizar um número de telefone celular estrangeiro. Neste caso, o prefixo internacional (+xx) deve, naturalmente, ser mencionado. Escolha um centro de vacinação e um horário de acordo com suas preferências. Você receberá um e-mail de confirmação com um código QR. Leve esta confirmação com você no dia de sua vacinação.  

Atenção: A maioria das vacinas requer duas doses. Por esta razão, quando você agendar a sua vacinação, receberá automaticamente a data da primeira dose e da segunda, bem como horários pré-agendados por e-mail. Se desejar, você pode alterar a data e a hora deste agendamento clicando em um link no próprio e-mail. É bastante simples. 

2. Por telefone: ligue para o call-center de vacinação no número 02/214 19 19. O call-center está à sua disposição de segunda a sexta-feira das 9:00 hs às 17:30hs e durante o fim de semana das 10:00 hs às 17:30 hs. Anote a data, hora e local de seu agendamento. Se você marcar um agendamento por telefone, não precisa de um endereço de e-mail nem de um número de telefone celular. 

Quem pode receber a vacina da Johnson & Johnson? 

A Conferência Interministerial de Saúde Pública (CIM) tomou as seguintes decisões a respeito da aplicação da vacina Johnson & Johnson: 

– Para a população em geral, a vacina Johnson&Johnson será utilizada, provisoriamente, apenas para a vacinação de pessoas com 41 anos de idade ou mais; e 

– Para estes indivíduos, para os quais uma única dose é de benefício significativo e muitas vezes não há alternativa eficaz, a CIM mantém a decisão de usar a vacina da Johnson & Johnson. A estratégia de vacinação belga é que a vacina seja utilizada principalmente para a vacinação domiciliar de idosos e para a vacinação de vários grupos vulneráveis, tais como os sem-teto e as pessoas sem documentos

Dra. Ticiana Noronha 

Compartilhe esta notícia

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!