Em 25 de setembro, o embaixador Haroldo de Macedo Ribeiro recebeu na nova sede da Embaixada do Brasil em Bruxelas, pela primeira vez, a visita do embaixador do Brasil junto à União Europeia, Marcos Galvão, e do cônsul-geral do Brasil em Bruxelas, José Humberto de Brito Cruz. A nova sede da missão diplomática brasileira, situada no boulevard Saint-Michel, em Etterbeek, conta com áreas reservadas para atividades protocolares, salas de reunião, espaço cultural, setor de promoção comercial, biblioteca, arquivos e escritórios para os diplomatas e funcionários de apoio.
A nova sede da chancelaria brasileira em Bruxelas acolhe tanto a Embaixada do Brasil junto ao Reino da Bélgica como, cumulativamente, a Embaixada do Brasil junto ao Grão-Ducado de Luxemburgo. Em fevereiro de 2021, a Embaixada do Brasil celebrará 187 anos de presença contínua na Bélgica, período ao longo do qual apoiou a construção de um rico patrimônio de diálogo e de cooperação entre os dois países. A Embaixada do Brasil foi uma das 7 primeiras missões diplomáticas a se instalarem em Bruxelas após a independência da Bélgica.
O Parlamento Federal Belga
A convite do presidente da Seção Bilateral IPU Bélgica-Brasil no Parlamento Federal belga, senador Rodrigue Demeuse (Partido Ecolo), o embaixador Haroldo de Macedo Ribeiro compareceu, no dia 22/setembro, à reunião dedicada ao intercâmbio de ideias e informações sobre diferentes aspectos atinentes às relações entre os dois países.
Participaram da reunião, igualmente, a senadora Fatima Ahallouch (Partido Socialista), bem como o ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil, Ibrahim Abdul-Hak Neto, e assessores parlamentares da referida Seção Bilateral.
O encontro foi realizado no histórico Palais de la Nation, magnífico edifício neoclássico que abriga duas das instituições essenciais do Estado belga, o Senado e a Câmara dos Representantes.