Atendimento médico GRATUITO entre o Brasil, Cabo Verde, Itália e Portugal
O Brasil assinou um acordo internacional com Cabo Verde, Itália e Portugal que permite que o brasileiro que esteja em um desses países possa ser atendido nos hospitais públicos como um cidadão local.
É isso mesmo, os brasileiros com destino aos países supracitados poderão ter acesso aos hospitais públicos daqueles países por meio de um certificado de Direiro à Assistência Médica (CDAM), de acordo com o Ministério da Saúde. A autorização terá validade de um ano e poderá ser renovada quantas vezes forem necessárias.
Entretanto, para ter direito ao benefício, o brasileiro precisa ser nato ou naturalizado; estrangeiros residentes no Brasil e contribuintes da Previdência Social.
A morte de brasileiros no exterior e o traslado do corpo
No site oficial do Ministério da Saúde, o direito é explicado como “acordo estabelecido pelo Brasil com outros países motivado pelo elevado volume de comércio exterior; pelo recebimento no país de investimentos externos significativos; pelo acolhimento, no passado, de fluxo migratório intenso e/ou; por relações especiais de amizade. Assim, o Brasil possui Acordos Multilaterais e Bilaterais em vigência com diversos países, sendo que três países possuem previsão de assistência à saúde, a saber, Cabo Verde, Itália e Portugal”.
Apesar de garantir o atendimento, o documento não substitui o seguro internacional particular de saúde, não garante o transporte de corpo, nem translado para onde o portador do certificado deseja atendimento. Ademais, se nesses países, os nativos pagarem por um procedimento hospitalar, o brasileiro também deverá pagar. Dessa maneira, os procedimentos gratuitos aos nativos também serão gratuitos aos brasileiros portadores do CDAM.
Importante ressaltar que o Governo de Goiás fornece o traslado do corpo de seus cidadãos.
Quem pode solicitar?
Na Itália e em Cabo Verde para solicitar o documento é preciso ser contribuinte na Previdência Social (INSS) e comprovar o vínculo no ato da solicitação do certificado, já em Portugal, todo brasileiro tem direito de obter, independentemente da contribuição. Nos três países, o certificado pode ser emitido seja qual for o motivo da viagem ou o tempo de duração.
Como solicitar?
Todas as explicações encontram-se no site do Ministério da Saúde (http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-do-viajante). O certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) pode ser solicitado pelo site ou presencialmente nas unidades do DATASUS/Ministério da Saúde. Além disso, o solicitante deve ter o Cartão Nacional de Saúde.
Por: Dra. Ticiana Cesar de Noronha