Entrevista com Embaixador João Mendes Pereira 

   

Em 25 de abril, o senhor embaixador João Mendes Pereira iniciou suas funções como novo embaixador do Brasil na Bélgica e, cumulativamente, em Luxemburgo. Em entrevista à Angela Piqui Magazine, afirmou que a missão diplomática brasileira está de portas abertas para projetos, visitas, eventos e missões que venham a fortalecer as relações do Brasil com a Bélgica e com Luxemburgo.  

VIDA DE DIPLOMATA  

O embaixador João Mendes Pereira é apaixonado pelo Brasil. Nascido em 1965, foi um dos primeiros diplomatas brasileiros originários da capital federal. Casado com Maria Teresa Mendes Pereira, tem dois filhos, Antonio e Luiz Felipe, ambos nascidos em Bruxelas, nos anos 1990, quando o embaixador serviu pela primeira vez na cidade, no início de sua carreira diplomática.   

“Decidi ser diplomata aos 10 anos de idade, quando meu pai serviu em nossa embaixada no Cairo (Egito). Meu pai era motorista do Itamaraty e quando ele foi removido para a embaixada, eu, pela primeira vez, tive acesso a uma enorme biblioteca que me encantou. Li muitos daqueles livros, passando pelos clássicos, por literatura brasileira e por história. Desde então, percebi que queria conhecer o mundo e decidi ser diplomata”.  

Após concluir o curso de Relações Internacionais na Universidade de Brasília, prestou concurso para o Instituto Rio Branco e tornou-se diplomata em 1990. “Recém-casado, fui removido aqui para Bruxelas onde trabalhei na Missão do Brasil junto à União Europeia. Fomos muito felizes, tanto que fiquei exultante em poder retornar como embaixador para esta nova etapa”, destacou.   

Durante seus mais de 30 anos de carreira, o Embaixador João Mendes serviu no Uruguai (Montevidéu), em Portugal (Lisboa) e nos Estados Unidos (Miami). Na sede do Ministério das Relações Exteriores em Brasília, ocupou cargos importantes, com destaque para sua atuação na área de integração da América do Sul e para os anos em que foi chefe do Cerimonial.   

EMBAIXADOR DO BRASIL NO REINO DA BÉLGICA   

Em 18 de maio, o embaixador Mendes Pereira apresentou cartas credenciais ao rei Philippe, da Bélgica. À revista, contou que após a cerimônia de apresentação de credenciais, teve uma profícua conversa com o monarca belga: “Costumamos conversar por cerca de 20 minutos ao nos apresentarmos ao rei ou presidente do país onde estamos chegando. O rei Philippe conversou comigo por 40 minutos. É uma grande deferência ao Brasil e uma demonstração da importância histórica de nossas relações bilaterais”.    

BRASIL-BÉLGICA  

A proximidade do Brasil com a Bélgica vem de longa data. Os países mantêm relações diplomáticas desde 1837. Ao passar em revista vínculos que unem os dois países, o embaixador apontou alguns momentos históricos pitorescos. Em 1842, o então ministro da delegação belga no Brasil ajudou a rascunhar o que veio a se tornar o primeiro orçamento público do Brasil Império. Durante a visita do rei Albert I, da Bélgica, ao Brasil, em 1920, a cidade de Belo Horizonte passou por um processo de reurbanização para receber o monarca do país amigo. Foi durante essa mesma visita que surgiram também as bases para a fundação da empresa Belgo-Mineira, gigante do setor siderúrgico. Ao comentar as relações comerciais atuais, João Mendes Pereira destacou que a Bélgica é o quarto maior investidor no Brasil e que as ações comerciais bilaterais estão centradas nas áreas de energia, mineração e farmacêutica, entre outras. Lembrou, ainda, que durante a pandemia as vacinas produzidas na Bélgica foram fundamentais para o Brasil.   

“Temos laços fortes e duradouros e é a partir deles que a embaixada deve atuar, de forma eficaz, para que possamos intensificar nossas parcerias nas áreas política, econômica, cultural e educacional”, explicou o novo embaixador. “Busco coordenar o programa de trabalho da embaixada com aquele desenvolvido por meus colegas na Missão do Brasil junto à União Europeia e no Consulado-Geral em Bruxelas. Para tanto, conto com uma equipe de quatro diplomatas, amigos de longa data. Busquei escolher pessoas com perfil inovador e comprometidos com a valorização das relações brasileiras com a Bélgica e com Luxemburgo”. 

O embaixador complementou que nessa nova missão se sente um aprendiz: “Estou sempre aprendendo. Sou um grande defensor do Brasil aqui na Europa”, disse Mendes Pereira. “Temos vínculos fundamentais com os europeus e seguiremos estreitando os laços nos campos econômico, político, ambiental, cultural, educacional e científico”.  

Mensagem aos brasileiros 

Ao final da entrevista, o embaixador João Mendes Pereira destacou que o trabalho da embaixada é enriquecido com o contato com a comunidade brasileira: “Vamos trabalhar junto com os brasileiros residentes na Bélgica e em Luxemburgo, estamos aqui para promover o Brasil, país pelo qual sou absolutamente apaixonado.  

A embaixada é a casa do Brasil na Bélgica e em Luxemburgo.  Minha equipe está pronta para trabalhar pelos interesses brasileiros e para estreitar nossas relações bilaterais. Estamos aqui para ajudar, sempre em coordenação com o Consulado-Geral e a Missão junto à UE. Sempre abertos e dispostos a contribuir.” 

Embaixador Joāo Mendes Pereira

AÇOUGUE COSTELA

Fácil acesso. 

à 5 minutos da Gare du Midi, em Saint-Gilles.

Espaço moderno de 130 m2.

Estacionamento privado com 8 lugares.

Compartilhe esta notícia

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!