A embaixada brasileira, responsável pelo relacionamento bilateral com a Bélgica e, cumulativamente, com Luxemburgo, também atua fortemente no campo da difusão da cultura brasileira. Até o final deste ano, a embaixada está promovendo alguns eventos em comemoração ao Bicentenário da Independência, incluindo concertos musicais e exposições de artes plásticas. Atualmente, os salões da chancelaria abrigam uma exposição fotográfica da visita do rei da Bélgica, Alberto I, ao Brasil, em 1920.
Entre as comemorações, o embaixador do Brasil na Bélgica e em Luxemburgo, João Mendes Pereira, ao lado do embaixador do Brasil junto à União Europeia, Pedro Miguel da Costa, e do cônsul-geral do Brasil em Bruxelas, embaixador José Humberto de Brito Cruz, ofereceram recepção alusiva à Data Nacional Brasileira, no dia 7 de setembro. Na ocasião, foi oferecido um simpático coquetel a membros do corpo diplomático residente na Bélgica e em Luxemburgo, bem como a políticos, parlamentares, e autoridades belgas e estrangeiras, além de adidos militares, agrícolas e comerciais. Também estiveram, entre os convidados, membros da comunidade brasileira e representantes do mundo acadêmico, empresarial e cultural.
O embaixador do Brasil na Bélgica e em Luxemburgo, João Mendes Pereira, e a embaixatriz Maria Teresa Mendes Pereira, o embaixador junto à União Europeia, Pedro Miguel da Costa, e a embaixatriz Ana Maria da Costa e Silva, o cônsul-geral do Brasil em Bruxelas, embaixador José Humberto de Brito, e a embaixatriz Silvia Sette Whitaker Ferreira, receberam os convidados na abertura do evento. Nos jardins da residência, os embaixadores usaram da palavra em alusão à data.
Angela Piqui