Com o ressurgimento do Coronavírus e o segundo confinamento afetando nosso país, a situação das famílias belgas está se tornando ainda mais crítica, e elas estão adiando a compra de imóveis ou outro projeto pessoal que exija um financiamento. Assim, assistimos a uma tendência decrescente de -9% face a setembro de 2019 dos novos créditos hipotecários contratados.
Bancos mais rígidos na concessão de novos empréstimos
Neste período de incertezas, o Banco Nacional da Bélgica tem incentivado as instituições bancárias a endurecer as suas condições de financiamento, de forma a minimizar, ao máximo, o rebentamento da bolha imobiliária na Bélgica, também temida pela União Europeia. De fato, uma crise econômica levará os proprietários belgas em dificuldades financeiras a revender ou hipotecar com urgência suas propriedades, o que seria um desastre para os bancos.
Ainda menos inadimplentes em 2020
Paradoxalmente, observou-se entre setembro de 2019 e setembro de 2020 uma diminuição de 5,3% dos empréstimos inadimplentes. Alguém poderia pensar que a crise de saúde deixaria vários tomadores de empréstimo inadimplentes. No entanto, não é esse o caso, ou pelo menos ainda não. O governo federal tomou medidas, com vigência até 31 de dezembro de 2020, permitindo que as empresas amortecessem o choque, não demitissem seus funcionários e, portanto, forneceram alguma cobertura financeira para todos os cidadãos, pessoas físicas e profissionais.
Assim, as consequências econômicas ainda não são sentidas. Como as empresas ainda estão em “gotejamento”, o golpe deve ser em 2021. Os tomadores ainda conseguem quitar suas dívidas, principalmente porque alguns bancos concederam uma interrupção de 6 meses para os autônomos com hipoteca.
Por outro lado, para limitar o risco de não reembolso nos próximos anos, os bancos têm critérios mais rígidos e menos cidadãos podem reclamar o crédito.
Empréstimos pessoais e hipotecas em face da crise do Coronavirus
No que diz respeito às pessoas físicas, a insegurança financeira faz-se sentir porque, desde o ano passado, notamos uma queda de -19,1% no crédito pessoal. Os cidadãos belgas estão, portanto, menos inclinados a comprar um carro, reformar imóveis ou comprar novos eletrodomésticos. Além disso, as taxas de crédito ofertadas aumentaram ligeiramente em relação aos meses anteriores, passando de 3,5% para mais de 4,3%.
Em contrapartida, o mercado de crédito hipotecário não parece seguir a mesma tendência. Depois da efervescência do mercado imobiliário em 2019 e das hipotecas de mais de 20 anos a taxas excepcionalmente baixas, abaixo de 1%, o medo do aumento dos juros era forte. No entanto, em junho de 2020, após o primeiro bloqueio, alguns bancos ofereciam taxas fixas relativamente baixas para hipotecas, em torno de 1,5%.
Ferramentas de simulação para entender melhor seu empréstimo
Estes valores não significam que os empréstimos estejam congelados ou suspensos pelas instituições bancárias. As taxas concedidas aos empréstimos imobiliários e pessoais são calculadas de acordo com o Banco Central Europeu, o Banco Nacional da Bélgica e segundo a situação de cada um e sua história com o banco.
Se quiser saber sua capacidade de endividamento, diversos simuladores estão disponíveis na internet, como na plataforma Simulationpret.be. Você pode calcular facilmente o índice de endividamento, fazer sua própria comparação de empréstimos pessoais ou até mesmo estimar o cronograma de amortização do próximo empréstimo hipotecário. Paralelamente à sua pesquisa ativa, no entanto, é altamente recomendável entrar em contato com um consultor bancário ou corretor com antecedência.
Bancos com as melhores taxas no final de 2020
No entanto, alguns estabelecimentos bancários adaptaram as suas taxas de hipoteca e de empréstimo pessoal (para consumo) a fim de permitir aos cidadãos belgas prosseguir com seus projetos.
Por exemplo, se você deseja comprar um veículo novo e contrair um empréstimo de € 10.000, as taxas TOP 3 oferecidas pelos bancos na Bélgica (excluindo corretores) são as seguintes:
• BeObank: 1,29%
• Cetelem: 2,39%
• Banco CPH: 3,29%
Embora as taxas possam subir para 3,25% em algumas organizações bancárias, até hoje, o BeObank continua a ser o mais competitivo, com uma taxa mínima de 1,29%.
Nosso conselho: durante a feira do automóvel, os bancos oferecem as melhores taxas para financiar a compra de veículos. Portanto, é fundamental aproveitar as informações certas para fazer a melhor escolha.
O mesmo vale para hipotecas, que podem ser mais vantajosas em um banco do que em outro. No entanto, uma simulação de hipoteca feita com antecedência será muito útil para fazer um plano de amortização provisória. Simular sua hipoteca upstream permitirá que você planeje e antecipe os pagamentos mensais a serem reembolsados, mas também considerará a solução que será feita para você e que melhor se adequará ao seu projeto.
Para os belgas que desejam prosseguir com seus projetos, mas temem que seu pedido de empréstimo seja recusado, também o convidamos a entrar em contato com seu consultor bancário local ou profissionais que podem lhe fornecer todas as informações sobre suas possibilidades de empréstimo. Por outro lado, não se esqueça de que muitos sites de comparação estão à sua disposição para competir e fazer empréstimos ao melhor preço.
Tenha cuidado, pedir dinheiro emprestado custa dinheiro.