Economia-1140-x-500

Economia – Saúde nos negócios em tempos de pandemia!

Muitos empreendedores passam por várias dificuldades já na abertura do seu negócio e muitos se vêem tendo que fechar suas portas desde o início, por não planejarem de forma adequada. Isso é uma realidade bem presente na vida de migrantes brasileiros no exterior que se lançam no meio empresarial sem ter uma boa ‘’bússola financeira’’ para indicar o caminho a seguir.  Não basta ter o conhecimento técnico e vontade de trabalhar. Além das ideias, não basta descobrir o melhor ponto comercial, conhecer as despesas e capacidade de investimento disponível, é preciso também  planejar o futuro da empresa, para viabilizar o sucesso. Por isso, a elaboração do plano de negócio é indispensável para evitar riscos futuros. 

Apesar de alguns empreendedores ainda subestimarem o plano de negócios, acreditando não precisar ou até mesmo pensando que ele pode ser prejudicial, nos dias de hoje a utilização desse instrumento se tornou muito mais corriqueira do que se imagina. Pois, é por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo de atividade, analisará os pontos fortes e fracos do seu projeto e contribuirá na identificação da viabilidade da sua empresa.  É importante tanto no lançamento do negócio quanto na ampliação do empreendimento. Lembrando que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos e diminui as incertezas do seu investimento. 

Imprevistos acontecem! É preciso ter uma boa saúde empreendedora para enfrentá-los, sobretudo em  situações de crises, como é o caso da crise sanitária atual. Durante a pandemia do COVID-19, empresas e autônomos que não possuírem um bom planejamento, uma boa estratégia financeira ou de gestão, serão fortes candidatos a desfalecer ou até mesmo a ir à ruína. 

Vivendo em um mundo em movimento de futuro incerto 

Nesta pandemia, as incertezas se tornam ainda mais presentes e ter um plano de negócios é, mais do que nunca, necessário! Ele é uma ferramenta essencial de gestão, sobretudo porque aqui o seu negócio precisa mudar, se adaptar às mudanças do mercado, melhorar ou redirecionar. Se você não possui um bom planejamento, ainda é tempo de elaborar, mesmo que você não saiba onde está ou onde quer chegar, a melhor opção é reformular o rumo da empresa. A situação exige dedicação e muita análise, pois é o momento de diminuir riscos e evitar erros, pois esses são os principais propósitos da criação de um plano de negócios. Delimitando anseios a médio e longo prazo, você consegue prever o que será importante nas etapas da retormada, manutenção ou prevenção da saúde empresarial. Assim seu empreendimento atravessará em excelente forma essa pandemia. 

Adenilson Pereira
Gestor de finanças

AÇOUGUE COSTELA

Fácil acesso. 

à 5 minutos da Gare du Midi, em Saint-Gilles.

Espaço moderno de 130 m2.

Estacionamento privado com 8 lugares.

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Fechar Menu

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.