Carro-elétrico-1140-x-500

Carro Elétrico

De acordo com um estudo do Greenpeace Alemanha, dirigir um carro elétrico pode economizar até 300 euros por mês em comparação com um modelo a gasolina ou diesel. Os atuais altos preços dos combustíveis explicam em grande parte essa lacuna sem precedentes.

A Greenpeace Alemanha realizou seu estudo em famílias compostas por uma ou duas pessoas, mas também famílias com dois filhos menores de 14 anos. A ONG demonstra que o preço do combustível expõe os proprietários de um carro de combustão térmica a uma verdadeira armadilha financeira a médio e longo prazo. Uma análise dos custos globais associados à utilização de um automóvel mostra assim que hoje a condução de um veículo elétrico tornou-se sistematicamente uma proposta vencedora.

Até € 3.500 a menos por ano

No caso de um novo compacto, é melhor optar por um Volkswagen ID. 3 do que um Golf 2.0 TSI, porque isso representaria uma economia de cerca de 180 euros por mês se percorrer 15.000 quilômetros por ano. Comparado a um SUV como o Tiguan 2.0 TDI, esse ganho chegaria a 290 euros. Ao longo de um ano, isto representa cerca de 3500 euros. Note-se que essas estatísticas levam em conta as recentes reduções dos preços da energia pelo governo federal. Sem isso, o ganho seria mecanicamente ainda maior.

O momento certo para mudar para elétrico

Politicamente, novamente de acordo com o Greenpeace, comprar um carro de combustão térmica hoje também significa depender de fornecedores de energia, começando pela Rússia. Para questões ecológicas, econômicas e, portanto, éticas, 2022 seria, portanto, o momento certo para mudar para o totalmente elétrico.

Os ganhos mais fortes obviamente consistem em prescindir do carro e privilegiar as bicicletas e os transportes públicos. Isso significa que até 700 euros por mês podem ser economizados pelas famílias alemãs. É por isso que, entre outras demandas, o Greenpeace pede transporte público barato e uma política tarifária mais adequada às famílias.

Compartilhe esta notícia

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!