Sonho-imobiliário-sem-pesadelos-1140-x-500

Sonho imobiliário sem pesadelos

Prestes a realizar o sonho da compra de um imóvel? 

Nos dias de hoje, pode até ser fácil adquirir financiamentos para a compra da casa própria ou de imóveis visando outras finalidades. Às vezes, basta apenas comprovar que se tem as condições básicas necessárias para honrar a dívida e eventualmente o montante inicial que te permita arcar com o valor de entrada da compra. 

Claro, você pode passar por momentos de emoção, de dúvidas e até mesmo de tensão, principalmente quando você não tem a disponibilidade financeira necessária para cobrir o valor do bem desejado, o que resulta na busca por um crédito imobiliário. Por isso, vários pontos de atenção devem ser levados em conta, para que seu sonho não se transforme em pesadelo. 

Na ponta do lápis, o planejamento financeiro 

Primeiramente, na ponta do lápis, prepare seu planejamento financeiro, pois é primordial fazer um orçamento familiar antes de pensar em assinar um contrato de crédito imobiliário. Além do mais, essa é a forma mais simples de conseguir economizar dinheiro. Através dele, você terá o conhecimento real de sua vida financeira para determinar se você terá as condições financeiras necessárias que lhe permitam pagar as mensalidades hipotecárias, de modo que o valor das parcelas não coloque em risco sua vida cotidiana e seu bem-estar familiar. 

Saiba até quanto você consegue pagar! 

Geralmente as instituições financeiras determinam como regra de base que o valor de uma prestação não comprometa mais do que 30% da renda familiar para aprovar um pedido de financiamento. O não respeito desse teto pode aumentar a probabilidade de inadimplência de sua parte. Mesmo que um casal venha a fazer composição de renda para conseguir um crédito maior, é necessário ter cuidado, principalmente quando apenas um dos dois será o responsável pelos pagamentos. Esse é um bom exemplo da necessidade de se ter um planejamento financeiro, pois é uma ferramenta importante que permite ter todas as informações para determinar o quanto do orçamento mensal poderá ser empregado no investimento. 

Pesquise antes de fechar negócio! 

Deixe de preguiça, procure, pesquise e faça simulações. É importante visitar o máximo de instituições financeiras possíveis. Antes de fechar negócio, analise com calma as diversas propostas de crédito, compare cada uma, verificando a melhor taxa de juros, e busque as melhores condições de pagamento, segundo seu planejamento. 

Lembre-se de que se trata de uma dívida a longo prazo, e isso pode ocasionar grande impacto em sua situação financeira por anos, o que significa que qualquer percentual a menos a ser pago com juros representa uma economia considerável. 

A transparência é fundamental! 

Use os diversos simuladores à disposição e tire todas as suas dúvidas, mesmo se você considerá-las insignificantes, sobre os valores que serão cobrados e sobre as políticas de juros. Para que você possa planejar e tomar uma decisão segura, a transparência e a sua compreensão do conjunto e dos detalhes da operação são fundamentais na obtenção de crédito. Sobretudo, leia atentamente o contrato, pois é nesse documento que estão todas as regras e informações deste acordo, bem como os direitos e os deveres das duas partes envolvidas. Assim você conseguirá tirar melhor proveito do financiamento imobiliário. 

A certeza de um bom negócio! 

A tomada de decisão final é muito importante, por isso é fundamental ter segurança e certeza antes de fazer a contratação do crédito. Certifique que você possui o embasamento necessário para realizá-lo. Ainda é comum alguém tomar decisões por impulso ou de acordo com o emocional, principalmente quando se trata de adquirir o primeiro imóvel, e acabar fazendo um mau negócio e se arrependendo no futuro. 

Evite situações que te levem ao arrependimento. É primordial controlar suas emoções e o seu impulso, procurando ser mais racional em suas avaliações. Em caso de incerteza, de inexperiência ou de não conhecimento do mercado, sugiro que procure por um suporte externo de confiança, um gestor financeiro, um contador ou um profissional do mercado imobiliário. Pois é preciso estar absolutamente certo de que está fazendo um bom negócio. 

Adenilson Pereira 
Gestor de finanças 
info@angel-consultancy.be 
+32 492-319.741
 

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Fechar Menu

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.