O estabelecimento de uma zona de baixa emissões é uma das medidas do governo de Bruxelas para melhorar a qualidade do ar na cidade
Painéis de luz começaram a florescer na capital para alertar os mais distraídos: a partir de 1º de janeiro, os carros a diesel da norma Euro 3 não poderão mais circular na região de Bruxelas. O calendário determinado pelas autoridades públicas segue seu curso e seu escopo está aumentando: desta vez, quase 47.000 veículos são afetados pela nova proibição.
Os veículos em questão são carros da categoria M1 registrados entre 1 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2005 e vans da categoria N1.
Para que cada motorista possa garantir a circulação do veículo, uma plataforma foi criada por várias autoridades de Bruxelas, incluindo Bruxelles Mobilité e Bruxelles Environnement.
Basta digitar o número da placa e a data do primeiro registro.
Zona generalizada 30
Para um objetivo semelhante, a partir de 1º de janeiro de 2021, a velocidade de 30 km/hora se tornará a regra em toda a região, com exceção dos principais eixos estruturantes, nos quais 50 km/h serão aplicados (e até mesmo algumas seções a 70 km/h). Melhorias na estrada incentivarão o motorista a diminuir a velocidade.