Conselho-de-Cidadaos-1140-x-500-px

Primeira reunião do novo Conselho de Cidadãos une integrantes das duas chapas concorrentes do antigo CCBL

Realizou-se, no dia 25 de fevereiro, na sede do Consulado-Geral em Bruxelas, a reunião inaugural do Conselho de Cidadãos, para definir as atividades de interesse da comunidade brasileira na Bélgica e em Luxemburgo. Estiveram presentes o Cônsul-Geral, Embaixador José Humberto de Brito Cruz, o Cônsul-Geral Adjunto, Conselheiro Paulo Amado, e a Assistente Consular Samira Sellin, além de 14 lideranças comunitárias, dentre esses, representantes e membros das chapas concorrentes na passada eleição do CCBL (Conselho de Cidadania do Brasil na Bélgica e no Luxemburgo), Brazucas Tropical e Renova-Brasil. 

O CCBL foi extinto pelo consulado do Brasil na Bélgica e foi criado o novo Conselho de Cidadãos com o intuito de unir forças em prol da comunidade 

A reunião foi marcada pelo espírito cordial e construtivo, voltado para definição de atividades de interesse da comunidade brasileira na Bélgica e em Luxemburgo, e permitiu a identificação de alguns temas que deverão receber especial atenção por parte do Conselho de Cidadãos. Identificaram-se, em particular, os seguintes temas: 

  1. Situação da mulher, incluindo o problema da violência doméstica, guarda de menores, etc.
  2. Educação e ensino do português como língua de herança
  3. Empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho
  4. Saúde (física e psicológica)
  5. Cultura
  6. Questões jurídicas
  7. Comunicação
  8. Mapeamento dos recursos da comunidade

Os membros do Conselho de Cidadãos consideraram que será muito importante manter uma comunicação ágil e próxima com a comunidade como um todo, e nesse sentido, concordaram na avaliação da importância de plataformas digitais, que serão criadas, como página própria na internet, Facebook, grupos de e-mail e Whatsapp. 

A nossa equipe de jornalistas entrou em contato com o Embaixador José Humberto de Brito Cruz que concedeu gentilmente uma entrevista. 

ABclassificados– Como o senhor avalia essa primeira reunião com o novo Conselho de Cidadãos? 

 José Humberto de Brito Cruz – Essa primeira reunião foi muito positiva e marcou a abertura de um novo capítulo no trabalho em projetos de interesse da comunidade brasileira. O espírito construtivo e de cordialidade que se viu nessa reunião e o interesse de todos os participantes em contribuir de forma desinteressada mostram que estamos no caminho certo. O Conselho de Cidadãos tem uma composição variada, com representantes de diferentes setores e grupos sociais, o que é muito positivo, porque amplia nosso horizonte de visão. Vamos conseguir, com isso, uma melhor compreensão dos problemas enfrentados por nossa comunidade, e vamos elaborar e executar iniciativas que respondam a esses problemas. Estamos ainda no começo de nosso trabalho, mas estou certo de que os resultados virão e serão reconhecidos pela comunidade. 

Os coordenadores do novo Conselho de Cidadãos, Thais Rodrigues Monteiro Borges e Adenilson José Pereira, também expressaram suas opiniões sobre esse primeiro encontro: 

“Nesta primeira reunião do Conselho de Cidadãos ocupamo-nos essencialmente de traçar algumas linhas diretrizes do que será a atuação do Conselho. 

Pude observar que todos os integrantes desta nova equipe estão realmente engajados e bastante entusiasmados com o trabalho que poderá ser feito em prol de nossa comunidade.” Thais Rodrigues Monteiro Borges. 

“Minha impressão, nesta primeira reunião do Conselho de Cidadãos, é que esta equipe poderá realizar um excelente trabalho, que responda às demandas da comunidade. Os integrantes demonstraram motivação e bastante determinação em desenvolver o trabalho. Acredito que trabalhar em harmonia e de forma inclusiva será essencial para alcançar o propósito” Adenilson José Pereira. 

Por Tatiana do Amaral 

Compartilhe esta notícia

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!