Família luso (Cópia)

Solidariedade

Família LUSO-BRASILEIRA passa por graves problemas de SAÚDE e FINANCEIRO

Almoço solidário reúne comunidade brasileira e portuguesa em Bruxelas

onia Rafaela Silva, natural da cidade de Caçador-SC, 41 anos, casada com Rui Manuel da Silva Pereira, 43 anos, nascido na cidade de Santa Maria da Feira-Portugal, mudou-se para a cidade de Bruxelas no ano de 2014 com os dois filhos.

Em pouco tempo após chegar à Bélgica, o patriarca Rui Manuel encontrou trabalho na área da construção, onde deu início à vida laboral como associativo.

Porém, no segundo dia de trabalho, ele sofreu um acidente na obra onde perdeu metade do pé direito, motivo que o incapacitou de trabalhar até os dias de hoje.

Nesses últimos anos, foram várias cirurgias e muitas idas e voltas ao hospital. Com o tipo de contrato que possuía, Rui Manuel teve acesso a mutuelle, que cobriu metade de suas despesas hospitalares.

Quem passou a assumir as contas da casa foi sua esposa Sonia Rafaela, mas somente com o trabalho dela não foi possível sustentar a família, arcar com todas as despesas e as contas do hospital que foram se acumulando.

No ano passado, a família luso-brasileira recebeu uma carta da comuna onde foram convidados a se retirarem do país, e consequentemente perderam a carta de permissão para residirem na Bélgica. A família, que agora conta com mais um membro, a pequena Melissa de 11 meses de idade, estava pensando no que fazer com toda essa complicada situação. Quando Sonia Rafaela estava brincando com a filha Melissa que, sem querer, deslizou os dedos sobre seu seio, sentiu um vulto e um grande desconforto. Preocupada, decidiu procurar um médico, e o mesmo a tranquilizou dizendo para não se assustar, pois era comum o que estava sentindo devido ao fato de ela estar amamentado.

Após um mês dessa consulta, Sonia Rafaela sentiu que o tamanho do vulto aumentou consideravelmente, retornou ao médico e praticamente exigiu uma mamografia. No dia marcado para receber os resultados dos exames, ela foi acompanhada do filho Gustavo, 14 anos, para ajudá-la na tradução, pois não domina muito bem o idioma local, o francês. De forma fria e direta o médico relatou o resultado, na frente do filho.

Sonia Rafaela está com um tipo de câncer chamado triplo negativo, um dos mais agressivos, seu estado de saúde é grave, para o desespero do filho e a tristeza de toda a família e amigos. Atualmente, ela está na fase de tratamento com as quimioterapias.

Desde o acidente do marido, ela era a responsável pelo sustento da casa, enquanto o marido Rui Manuel cuidava dos filhos com todo amor e dedicação. Agora, impossibilitada de trabalhar também, eles estão passando por grandes dificuldades de saúde e financeira.

Todos juntos por Rafaela é o lema da campanha em prol da Família Silva

Mobilizados com a situação da família, alguns amigos organizaram um almoço solidário e um bingo no final do mês de maio para arrecadar fundos para ajuda-los a pagar as dividas adquiridas anteriormente, dividas de caráter hospitalar e com os advogados que tentaram sem sucesso resolver o problema sobre a legalização da família no território Belga.

No momento a única renda da família Silva, com cinco membros, é de 802,00 euros, valor recebido da mutuelli de Sonia Rafaela, ela não conseguiu a ajuda do CPAS devido a sua situação irregular no país, citado acima sobre a carta de expulsão recebida da comuna.

“Não tenho palavras para agradecer o que todos estão fazendo por nós, desejo do fundo do meu coração e em nome de toda minha família, que Deus abençoe todos vocês, também gostaria de agradecer o espaço cedido pela revista para contar a nossa história”. Comenta emocionada, Sonia Rafaela.

Quem quiser colaborar com a família pode entrar em contato pelo telefone do

Rui Manuel: 0468 36 31 75.

 

Por Tatiana do Amaral

Compartilhe

Compartilhe esta notícia

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!