Guerra-na-ucrânia-consequências-no-seu-bolso-1140-x-500

Guerra na UCRÂNIA CONSEQUÊNCIAS no seu bolso

Para a maioria dos cidadãos belgas e europeus o conflito armado entre a Ucrânia e a Rússia pode parecer distante. Podemos ter a impressão de que a Ucrânia está muito longe da Bélgica. Mas é sobretudo uma questão de perspectiva, Pois na verdade, o conflito está acontecendo a menos de 2.000 quilômetros em linha reta.

Olhando por esse ângulo nos parece imediatamente mais próximo, principalmente quando você ouve analistas que argumentam que a ameaça militar que paira sobre a Europa agora é tão grande, senão maior, do que durante a Guerra Fria.

No entanto, isso não significa que devamos temer que os tanques russos desembarquem em Bruxelas. Além do mais, é óbvio que não há vontade por parte do ocidente e do governo desse país de intervir na Ucrânia e acredito que farão tudo o que for possível para evitar que isso aconteça.

No entanto, esta guerra pode trazer consequências econômicas significativas em suas finanças. O conflito pode agravar ainda mais a crise que conhecemos há vários meses nesse país, com relação a todas as energias, que serão afetadas, trazendo um impacto financeiro para cada um de nós. E assim, um dos efeitos mais visíveis, no entanto, ocorrerá também no bolso de quem mora na Bélgica. Lembrando que os países exportadores de gás têm capacidade limitada para aumentar rapidamente a oferta para a Europa e não têm visibilidade sobre os preços.

Quais consequências desta guerra no bolso de quem mora na Bélgica?

Sendo a Bélgica uma verdadeira encruzilhada de gás no coração da Europa, está de fato ligada ao Reino Unido, Noruega, Holanda e Alemanha. Lembrando que a Bélgica importa apenas 5 a 6% do seu gás somente da Rússia. De forma que em caso de ruptura com fornecedores russos, pode contar com uma variedade de fontes de abastecimento. Mas, mesmo assim, acredito que não será capaz de evitar um aumento nos preços do gás, eletricidade, gasolina, etc.

Isso significa que um corte, ainda que parcial, dos oleodutos russos teria consequências em cascata na economia europeia e, portanto, belga. Lembrando que em dezembro, os preços já haviam aumentado, pois a Rússia se limitava a fornecer o mínimo previsto em seus contratos.

No caso de um desligamento total, teremos um importante impacto, não somente nas contas de gás e energia elétrica doméstica, mas também no fornecimento para as empresas, que com certeza teriam que repassar um eventual novo aumento para seus produtos. Neste caso as necessidades básicas, tais como alimentação, vestuário, etc. poderiam assim ser também afetadas pelo aumento dos preços.

Nos encontramos em uma situação não tão otimista da economia atual. Por isso, frente a essa situação financeira mais ou menos incerta, principalmente com relação à obtenção de produtos de consumo de base, é sempre aconselhável rever seu orçamento. É importante, sobretudo, refazer suas projeções de despesas e gastos numa perspectiva de proteção financeira pessoal ou familiar.

Adenilson Pereira

Gestor de finanças

info@angel-consultancy.be

+32 492-319.741

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!